Em saúde mental é fundamental saber de onde vimos, para saber para onde vamos.
O local
Perto do Campo Pequeno, o consultório fica situado na Avenida João XXI, no quarteirão contíguo à sede do maior banco português.
O papa João XXI, que dá o nome à avenida e cujo verdadeiro nome era Pedro Hispano, foi um médico português que viveu no século XIII e que se interessou por Teologia, Filosofia e Psicologia. Publicou um tratado de Medicina que foi traduzido em várias línguas e que teve dezenas de edições, sendo um dos intelectuais mais influentes do seu tempo.
O número 51 da avenida implantou-se, no final da década de 1940, numa grande extensão de terreno, onde outrora esteve instalada uma das fábricas de Cerâmica Lusitânia.
Consta que a fábrica de cerâmica Lusitânia foi responsável pela produção dos tijolos que compõem a Praça de Touros do Campo Pequeno.
Na mansarda da fábrica trabalhou o ceramista Jorge Rey Colaço, responsável por muitos painéis de azulejos que estão distribuídos pela capital, desde as vilas operárias da Graça até ao Aquário Vasco da Gama, localizado já na freguesia de Algés.
Gosto de pensar que partilhamos mais do que o nascimento e que o século que nos separa é apenas um lapso temporal.
O Espaço
Adquirido em 2004, o espaço foi totalmente remodelado para se adaptar à prática clínica em Saúde Mental. Vários pormenores contribuem para garantir que o atendimento se realiza num ambiente confortável, que consegue ser amplo mas também íntimo, onde se privilegia a proximidade, mas também o rigor.
É um espaço que se adapta - pode ser partilhado ou pode ser singular.